Depois de sair de linha e deixar a Ford desfalcada no segmento de SUVs compactos em diversos países mundo agora, o EcoSport parece estar finalmente próximo de retornar ao mercado. O projeto de uma nova geração está em andamento e deverá colocar a marca novamente em disputa na categoria a partir de 2025. O modelo terá a missão de 'fazer volume' em termos de vendas e será oferecido tanto em versão a gasolina quanto em variante totalmente elétrica.

O retorno do EcoSport contemplará especialmente a Europa e ajudará a Ford a compensar o fim de modelos importantes para a marca na região, como Fiesta e Focus. É importante lembrar que o EcoSport já foi vendido por lá na geração passada e alcançou desempenho comercial bastante satisfatório, chegando a emplacar quase 50.000 unidades anuais. A produção era tocada na fábrica de Craiova, na Romênia.

Ford registra patente de uma possível nova geração do EcoSport na Índia

Registro de patente da possível nova geração do EcoSport na Índia

Agora, tudo indica que a produção passará a ser concentrada na planta de Valência, na Espanha. A própria Ford já confirmou que produzirá na unidade "novo modelo do tipo multi-energia", sem revelar detalhes. Apesar do mistério, o veículo em questão é justamente o próximo EcoSport. O termo "multi-energia" adianta que o modelo terá diferentes conjuntos mecânicos disponíveis, sendo vendido tanto com motores a gasolina hibridizados quanto em variante puramente elétrica.

No portfólio europeu da Ford, o EcoSport 2025 será posicionado abaixo do Puma e, como dito, terá a missão de alcançar altos volumes comerciais (especialmente diante da queda na demanda por elétricos). Para tanto, terá preços competitivos e pareados com os valores cobrados pela concorrência, em especial o Dacia Duster. O romeno é um dos SUVs mais vendidos da Europa há anos e será o principal rival a ser combatido pelo próximo EcoSport.

Ford Puma ST Line

Puma ficará posicionado logo acima do próximo EcoSport

O novo design ainda segue bem guardado, mas projeção elaborada pelo site Motor.es adianta detalhes importantes. Nesse sentido, o modelo herdará as diretrizes mais recentes da identidade da Ford e contará com luzes LED de três peças empilhadas verticalmente junto à grade. Logo abaixo, serão posicionados os faróis principais com formato também verticalizado. Recentemente, na Índia, registros de patente revelaram como deverá ficar o modelo.

O alcance comercial, como dito, será voltado para a Europa. A chegada a outros mercados globais ainda é uma incógnita. No Brasil, o EcoSport deixou de ser vendido em 2021 após fechamento da fábrica de Camaçari (BA). Na época, a fabricante trabalhava no desenvolvimento da quarta geração do SUV compacto, inclusive algumas mulas já rodavam realizando testes usando a carroceria do Ka Sedan. Caso volte a ser vendido por aqui, será apenas como importado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com