O fim pode estar próximo para a Fisker. Na verdade, pode já ter acontecido. Em uma reunião com acionistas, realizada na semana passada pela Magna International, a empresa declarou que a fabricação do Fisker Ocean ainda está parada e "pressupõe que não haverá mais produção". Não se trata de um anúncio oficial da Fisker, e "presumir" não é uma posição definitiva da Magna. Ainda assim, é bastante contundente, considerando o estado atual da Fisker.

A Magna International é a empresa que constrói o Ocean para a Fisker, assim como faz com outros carros como Jaguar E-Pace e BMW Z4. A produção é realizada pela Magna Steyr, uma subsidiária da empresa em sua fábrica na Áustria. A produção do Ocean foi interrompida no início de março, o que deveria ser uma pausa de seis semanas. Mas esse prazo já passou.

Galeria: Modelo de produção do Fisker Ocean

Aqui está a citação específica do CEO da Magna International, Swamy Kotagiri, a respeito da Fisker, durante a reunião com os acionistas:

"É importante que eu forneça uma atualização sobre nosso status atual do programa Fisker Ocean. A produção do veículo está parada no momento. Nossa perspectiva atual, divulgada hoje, pressupõe que não haverá mais produção. De acordo com a divulgação que fornecemos em nosso formulário de informações anuais, essa suposição reduz nossas vendas de 2024 em cerca de US$ 400 milhões e afeta nossa margem EBIT ajustada em cerca de 25 pontos-base."

Mais tarde, durante a videoconferência, o diretor financeiro da Magna International, Pat McCann, também mencionou que a empresa presume que "não haverá mais produção do Fisker Ocean".

Entramos em contato com a Fisker sobre o status atual e futuro da produção do Ocean, mas as mensagens não foram respondidas. Se recebermos uma resposta, atualizaremos este artigo.

Certamente não é segredo que a Fisker está com problemas. As conversas sobre uma parceria com uma fabricante para ajudar na situação do fluxo de caixa da empresa fracassaram em março - tentaram falar com a Nissan sobre um investimento da empresa japonesa, mas não chegaram a um acordo.

A Fisker disse que não tinha fundos para sobreviver até o final do ano e, pouco tempo depois, reduziu drasticamente os preços do Ocean no mercado norte-americano. Mais recentemente, houve rumores de que a empresa estava em negociações com mais quatro fabricantes de automóveis para uma possível parceria. No entanto, o preço das ações despencou e surgem cada vez mais relatos sobre defeitos nos carros produzidos recentemente.

É a segunda vez que a Fisker enfrenta sérios problemas que colocaram o futuro da empresa em risco. Em 2012, a produção foi interrompida após a falência da A123 Systems, que produzia as baterias para o híbrido plug-in Fisker Karma. A situação continuou ruim até 2014, quando o grupo chinês Wanxiang adquiriu os ativos da empresa e Henrik Fisker, fundador da fabricante, formou outra empresa com nome semelhante, conseguindo fundos após um investimento da Spartan Energy.

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