Mesmo já revelado através do conceito Vision, o Citroën Basalt 2025 segue rodando em testes finais antes do lançamento comercial. Protótipos com design definitivo e características da versão de produção circulam tanto no Brasil quanto na Índia e, aos poucos, revelam detalhes que serão oficializados apenas na estreia oficial nos próximos meses. É o caso, por exemplo, da versão básica que ficará na base do portfólio.

Nestas imagens, captadas na Índia, é possível notar elementos que denunciam o posicionamento de entrada da versão. Entre os principais, destaque para as rodas de ferro equipadas com calotas, cujo desenho é exatamente o mesmo das usadas pelo C3 Aircross Feel no Brasil. Além disso, a antena de teto é do tipo convencional (e não do modelo shark presente no conceito) e os faróis têm lentes simples (são esperadas luzes mais sofisticadas na variante topo de linha).

 

No mais, o desenho geral é o mesmo do Basalt Vision conceitual. Ou seja, terá lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso.

Citroën Basalt

Derivado do projeto C-Cubed, o Basalt 2025 adota a mesma plataforma modular CMP do C3 e do C3 Aircross. Não por acaso, tem as mesmas portas dianteiras e praticamente o mesmo design frontal do irmão de 7 lugares. Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross.

É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado automático, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.

Citroën Basalt

Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para o final do, tanto no Brasil quanto na Índia (país que também participa do projeto). Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família.

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