O diretor técnico da Red Bull Racing,na Fórmula 1, Adrian Newey, deixará a equipe em 2025, após 18 anos e 13 campeonatos. Mas isso não significa que o hipercarro exclusivo para pista que ele projetou para a Red Bull - batizado de RB17 - esteja fora de cogitação. Newey disse que concluirá o desenvolvimento do carro antes de sua chegada oficial no final deste ano.

"Os estágios finais de desenvolvimento do RB17 estão chegando", disse Newey em um comunicado. "Portanto, durante o restante do meu tempo com a equipe, meu foco estará lá". A Red Bull apoiou essa confirmação, dizendo: "Adrian se concentrará no desenvolvimento final e na entrega do primeiro hipercarro da Red Bull, seu aguardado RB17, que será apresentado no Goodwood Festival Of Speed em julho."

O supercarro Red Bull RB17 será um carro exclusivo para pistas, com relatos indicando que o carro terá um motor V10 de mais de 1.000 cavalos de potência que atinge a ridícula marca de 15.000 rpm, com um motor elétrico que fornece 200 cv adicionais ajudando na aceleração.

A estimativa é a de que o carro pese menos de 910 cv e, segundo informações, será capaz de atingir tempos de volta comparáveis aos de um carro de F1 nas pistas em que correr. Ainda se estima que o supercarro da Red Bull ainda consiga entregar 1.700 kg de pressão aerodinâmica a 240 km/h e 907 kg a 193 km/h por hora. Ou seja, acima de 200 km/h, o RB17 poderia andar em uma pista de ponta cabeça sem cair. A Red Bull planeja construir apenas 50 exemplares do RB17 e cada um custará cerca de US$ 6,3 milhões, o que dá cerca de R$ 32,1 milhões na conversão direta da moeda estadunidense.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com